Federal Sucatas

Aço – o material permanente na economia circular

A economia circular é uma mudança de modelos de negócio lineares, em que os produtos são fabricados a partir de matérias-primas e depois descartados no final da sua vida útil, para modelos de negócio circulares, onde o design inteligente leva a que os produtos ou as suas peças sejam reutilizados, refabricados e reciclados.
O conceito de economia circular impulsiona a eficiência ideal dos recursos. Garante que os recursos sejam atribuídos a produtos e serviços de forma a permitir um futuro sustentável para todos.
Todos os produtos de aço precisam ser projetados de forma eficiente e duráveis, fáceis de reutilizar e remanufaturar e, em última análise, reciclados.
Numa economia circular bem estruturada, a indústria siderúrgica tem vantagens competitivas significativas sobre outros materiais. Dadas as propriedades inerentes ao aço, muitos dos princípios da economia circular já estão bem estabelecidos.


Aço na economia circular

Entre os principais materiais utilizados atualmente, o aço apresenta um dos níveis mais baixos de emissões de GEE por tonelada de material produzido. No entanto, devido à escala da utilização do aço, a indústria deve reduzir o seu impacto e está a explorar uma série de caminhos de descarbonização.
Não existe uma solução única para reduzir as emissões de GEE.
A adoção de princípios circulares é parte integrante da transformação industrial e social e é um importante contributo para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.
Sendo um material permanente que pode ser reciclado continuamente sem perder as suas propriedades, o aço é fundamental para a economia circular.
A indústria continua a expandir a sua oferta de aços avançados de alta resistência que reduzem o peso das aplicações e incentivam práticas de economia circular.
Para a sociedade, os benefícios de uma economia circular incluem produtos duráveis, empregos locais, redução de emissões e conservação de matérias-primas para as gerações futuras.


Reciclar
Derretimento de sucata de aço de produtos no final de sua vida útil para criar novos aços. A reciclagem altera a forma física do objeto de aço para que uma nova aplicação possa ser feita a partir do material reciclado, mantendo as propriedades inerentes do aço original.


Reciclagem de aço: Atributos e benefícios
O aço tem sido reciclado desde que foi fabricado. Toda a sucata de aço disponível é reciclada continuamente para criar novos produtos de aço em um ciclo fechado de materiais.
O aço reciclado mantém as propriedades inerentes do aço original. Essas propriedades podem ser modificadas durante o processo de fabricação do aço ou por meio de processos mecânicos para criar os muitos milhares de tipos de aço avançados e básicos disponíveis. A qualidade do produto siderúrgico também pode ser melhorada com a reciclagem.

O alto valor da sucata de aço garante a viabilidade econômica da reciclagem. Com suas propriedades magnéticas inerentes, o aço é fácil e acessível de recuperar de quase qualquer fluxo de resíduos.
É por isso que o aço é o material mais reciclado do mundo. Cerca de 680 milhões de toneladas (Mt) de aço foram recicladas em 2021, evitando mais de um bilhão de toneladas de emissões de CO 2 que teriam sido emitidas pela produção de aço virgem. Isso inclui sucata pré-consumo proveniente de fabricação e sucata pós-consumo de produtos siderúrgicos no final de sua vida útil.

Embora toda a sucata de aço disponível seja reciclada, não há sucata suficiente para atender à demanda por novos produtos siderúrgicos.

Embora muitos produtos siderúrgicos, como embalagens e veículos, tenham uma vida útil curta a média, produtos de grande escala, como edifícios e pontes, são projetados para durar décadas ou séculos.
No futuro, todo este material será reciclado para satisfazer a nossa necessidade cada vez maior de aço com baixo teor de carbono.

Para saber mais:https://worldsteel.org/circular-economy/

 

Compartilhar: